Siga-nos no Twitter

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Review Games: Mario Kart Wii



Quando escrevi sobre o Mario Kart Wii semana passada falando sobre o lançamento do jogo nos EUA no dia 27 deste mês, não havia citado que o jogo já havia sido lançado na Europa.

Pois bem, eu nunca tinha jogado um jogo Pal (europeu) no meu Wii americano com medo de brickar o meu video-game (quem não tem idéia do que eu estou falando leia aqui). Resumindo: rodar jogos de outra região no seu video-game pode inutilizá-lo para sempre, daí a palavra brick (tijolo em inglês), o Wii vira literalmente um peso de papel. Enfim, resolvi tentar a sorte com o Mario Kart, e botei o disco para rodar...

... Rodou! Caraca! O jogo é fantástico!

Valeu a pena (não) esperar pela versão americana e atacar logo o game europeu. Valeu tanto a pena que por causa dele eu deixei de postar ontem no blog... Fiquei jogando horas e horas.

Mas afinal, que diabos esse jogo tem de diferente?!

O jogo, assim como os seus antecessores consiste em pequenas corridas de 3 voltas em circuitos
"malucos"... Certo? Mas e aí?

Mas vamos as novidades:

Carteira de Habilitação
Antes de começar a jogar você cria uma licença, nela você escolhe o nome que irá aparecer no jogo e escolhe um Mii para te representar. Nela serão registrados seus recordes, troféus e vitorias online e offline.

Controle
Agora você controla o kart assim como dirige um carro, virando o controle para os lados para fazer a curva. Uou! E o controle responde aos comandos com precisão. Isso quer dizer que a sua tia pode jogar o joguinho com você e ter chances reais de vitória. - O jogo inclui uma "moldura" de volante para você acoplar o seu WiiRemote.
A Nintendo também adicionou a compatibilidade com o controle de Game Cube, então para quem não quiser ou não gostar do controle novo poderá sempre optar pelo modo clássico, através do joystick.

Personagens
Pela primeira vez a Nintendo colocou 12 personagens no grid de largada (nas outras versões o jogo contava apenas com 8 competidores). O que isso significa? - Mais itens, pistas mais largas e corridas mais acirradas.

Karts e Motos
Eu que achava que a adição de motos só ia atrapalhar o jogo me enganei. Dirigir a moto é tão, senão mais divertido do que o kart. Para jogar você deve tirar o controle do volante e pilotar como se fosse um guidon de moto, entortando para os lados para fazer as curvas.
As motos, diferentes dos carros podem fazer acrobacias, para isto basta sacudir o WiiRemote no ar, ao tocar o solo a moto ganha um pequeno turbo.

Pistas, pistas e mais pistas
Na minha opinião aqui está o maior ponto da Nintendo. Ela colocou 32 pistas no jogo, sendo 16 novas e 16 clássicas (que incluem pistas de SNES, Nintendo 64, Game Cube, GameBoy e NintendoDS) distribuídas em 8 campeonatos (contra 4 das versões anteriores).
Os "remakes" estão sensacionais, algumas partes do traçado foram corrigidas para encaixar melhor no game, mas o charme foi conservado. As pistas de Super-Nintendo são um destaque a parte, mantêm a textura típica dos games de 16 bits e confirmam que mesmo 15 anos depois as pistas de Super Mario Kart continuam muito divertidas.



Ghost Valley 2 do Super Nintendo, foi uma das pistas que ganharam nova versão no Wii.



Modo Batalha
O modo batalha sempre foi um dos mais divertidos para se jogar com os amigos. A diferença nesta versão é que você pode jogar sozinho contra o computador! E sim, é divertido! Os cenários, assim como as pistas tradicionais, também são divididos em retrôs e novos e são muito bem montados.

Mario Kart Online!
Mais uma vez fiquei surpreso com a Nintendo. O lobby de entrada dos jogadores é lindo, colorido e "friendly". A cara da Nintendo. Mas enfim, ele é plenamente funcional e não demora muito para você começar a jogar. Você entra com o seu personagem e escolhe o modo: Batalha ou Circuito. Em seguida vão aparecendo os competidores e o seu país de origem, todos eles com o seu Mii devidamente escolhido para representá-los. Em seguida rola um sorteio para escolher a próxima pista a ser jogada, cada um escolhe uma e depois o jogo "roda a roleta" decidindo qual delas será a próxima.


Tela do lobby, cada jogador aparece em seu país

As partidas online são muitíssimo divertidas, saber que você enfiou um casco verde na bunda de um japonês na última curva e com isso ganhou a corrida é muito mais gostoso do que ganhar do computador. A humilhação humana não tem preço!
Quanto a velocidade, eu não tenho o que reclamar, joguei umas duas horas do jogo online, não tive problemas de lag em momento algum nem tive que esperar muito para achar outros jogadores.

Vida longa ao game!
Para completar o jogo em 100% você têm de ganhar em todos os campeonatos, em todas as velocidades diferentes, e conseguir nota "A" nos mesmos. Agora o tempo em que você se mantém em primeiro lugar, assim como o número de manobras e a quantidade de itens utilizados são levadas em consideração para lhe dar uma pontuação no final do campeonato. E conseguir nota "A" não é nada fácil...

E mesmo que você consiga terminar o jogo de todas as formas possíveis e desbloquear todo o conteúdo secreto. O jogo, por ter um suporte online muito legal, tem uma sobrevida enorme, você pode ficar horas na frente da televisão jogando circuitos, campeonatos, batalhas e até mesmo tentando bater recordes dos mais velozes no ranking mundial.

O jogo em geral
A adição de uma pancada de novos itens, faz o jogo ficar mais divertido e dinâmico. E mais! Faz com que velhos jogadores tenham de repensar estratégias, já que dependendo de que forma você for atingido você perde os itens que tinha guardado. Acabou aquela história de "vou guardar essa estrelinha para os últimos 200m".

A quantidade de competidores também cria uma outra coisa muito bacana, existe uma troca constante de posições, então é muito difícil você dominar a pista de ponta-a-ponta... Você é massacrado por itens o tempo todo e, em contrapartida, pode massacrá-los também.

Outro aspecto interessante é a dificuldade moderada que a Nintendo têm colocado em seus jogos, eu sinceramente adoro. O jogo é difícil até o ponto aceitável, você jamais irá desligar o vídeo-game puto da vida porque perdeu naquela pista pela 18ª vez.

Resumindo o que já está longo, o jogo é divertido pra caramba! E deve agradar tanto o público casual quanto o hardcore. A Nintendo está de parabéns pelo modo online e por todas as inovações que contribuíram para que este seja o melhor Mario Kart lançado até hoje.

E só para ser clichê pra cacete: "Agora vocês me dão licença mas eu vou jogar mais um pouquinho..."

Um comentário:

Maurício Fontes Alexandre disse...

Hmm...motos?! OK, preciso jogar esse jogo! :-D

Um blog com tudo que o superego julgou absurdo demais para entrar no Puro Pop

Quem faz o PuroPop ser Pop

Arquivo do blog